O Encouraçado Potemkin (1925)
País: Soviet Union, 66 minutos
Titulo Original: Bronenosets Potemkin
Diretor(s): Sergei M. Eisenstein
Gênero(s): Suspense, Drama, Guerra, História
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
Sinopse: O Encouraçado Potemkin é a realização mais importante e conhecida do russo Serguei Eisenstein. O longa é um ponto de conflito entre direita e esquerda, como também ideológico entre o oriente e o ocidente[5] O filme é considerado um marco na montagem cinematográfica. Filmado em 1925, o filme parte de um fato histórico de 1905 - rebelião de marinheiros de navio de guerra - para criar uma obra universal que fala contra a injustiça e sobre o poder coletivo que há nas revoluções populares.
O filme é dividido em cinco partes que se ocupam em provocar uma situação tal de espaço-tempo onde todos os pormenores apresentam um significado a ser apreendido pelo espectador. De forma a transcrever ideias complexas e ideologias profundas, Eisenstein chegou ao uso de técnicas de montagem inspiradas nos ideogramas orientais. Se determinado ideograma significa "telhado" e outro, "esposa", a união dos dois é lida como lar. Desta forma, é o choque entre duas imagens aparentemente díspares que cria o impacto, o sentido a que se quer chegar.
A clássica cena na escadaria de Odessa é a quarta parte do filme. As cenas iniciais banhadas em luz e alegria são substituídas pelas imagens chocantes de repressão violenta pela guarda do Czar. A própria escada já traz, em si, um símbolo da cruel hierárquica social e política, da diferença entre as classes. A cena da mãe assassinada, cujo carrinho de bebê desce degraus abaixo, é sempre citada como uma das mais famosas da história do cinema.
Eisenstein foi precursor no uso de efeitos especiais, usou contrastes e relações de corte e montagem que ainda hoje servem como base para a realização de filmes experimentais.
Originalmente o filme teve uma partitura especialmente concebida pelo compositor alemão Edmund Meisel, que trabalhou em colaboração com Eisenstein. Com o passar dos anos o filme foi recebendo diversos acompanhamentos musicais, consoante as distribuidoras. Uma das versões mais conhecidas apresenta-o ilustrado pela Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovitch. Em 2005 o filme ganhou uma versão sonorizada pela dupla britânica Pet Shop Boys em colaboração com a Orquestra Sinfônica de Dresden. Essa versão foi apresentada pela primeira vez ao ar livre na Trafalgar Square, de Londres.O Encouraçado Potemkin esteve proibido em Portugal pelo Estado Novo até 1974, no âmbito da Censura em Portugal.
Em uma de suas cenas, o filme The Untouchables (br/pt: Os Intocáveis), de Brian de Palma, de 1987, faz referência à cena da escadaria.
O filme resultou de uma encomenda do Governo da União Soviética para comemorar o vigésimo aniversário da Revolução de 1905. Inicialmente, Eisenstein concebeu um gigantesco projeto com o objetivo de retratar todos os acontecimentos desse ano, mas por dificuldades várias acabou por abordar um só acontecimento: o motim do couraçado "Potyomkin", ancorado em Odessa. À semelhança de uma tragédia clássica, o filme divide-se em cinco atos: "Homens e vermes" (narra a vida a bordo e o nascimento do motim), "O drama do castelo da popa" (mostra o confronto entre o comandante e os amotinados), "O sangue clama vingança" (um marinheiro assassinado é exposto no cais), "A escadaria de Odessa" (fuzilamento de civis nas escadas do porto pelos guardas) e "Azáfama do combate" (o couraçado prepara-se para navegar).
O registo é o de uma reconstituição de atualidades da época, tendo sido usado material de arquivo e testemunhas para apresentar a maior autenticidade dos episódios narrados. Obviamente, o objetivo era o filme funcionar como propaganda soviética. Apesar de o ser, o génio de Eisenstein (um dos pioneiros da arte cinematográfica) acabou por fabricar uma obra central na evolução da linguagem cinematográfica, um dos filmes mais influentes e estudados do século XX. Há, sobretudo, uma nova conceção de montagem e de ritmo que transformam a perceção dos acontecimentos, dando primazia ao emocional em detrimento do linear e do cronológico.
Produção
Produção Goskino. / Cenário de Sergei M. Eisenstein e Nina Agadzhanova-Shutko. Direção de arte de Vasili Rakhals. Diretores assistentes, Grigori Aleksandrov, Aleksander Antonov, Mikhail Gomarov, A. Levshin e Maxim Strauch. Cinematografia de Eduard Tissé e V. Popov. Editado por Sergei M. Eisenstein e Grigori Aleksandrov. Partitura musical original de Edmund Meisel. / Estreou em 21 de dezembro de 1925 no Teatro Bolshoi em Moscou, Rússia, URSS. / Formato esférico padrão de 35 mm 1.33: 1. / A produção foi filmada em sete dias e editada em mais doze dias. Terceiro filme de Eisenstein. O filme foi proibido pelo British Board of Film Censors em 1926.
Elenco: